Ministério Público move ação contra Globo por causa de Dourado no “BBB”

A procuradoria do Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo ajuizou nesta quarta feira, dia 24 de março, ação cautelar preparatória contra a Rede Globo por causa de palavras de Marcelo Dourado no Big Brother Brasil. No documento, o MPF entra com pedido de liminar para que a emissora exiba ainda na décima edição do BBB explicações ao público sobre como ocorre a contaminação de Aids.

A medida foi tomada em virtude da declaração de Dourado, feita no dia 2 de fevereiro e exibida no dia 9 do mesmo mês, quando o participante disse que somente gays pegam a doença. “Hetero não pega Aids, isso eu digo porque eu conversei com médicos e eles me disseram isso. Um homem transmite para outro homem, mas uma mulher não passa para o homem”, afirmou Dourado. Na ocasião, o apresentador Pedro Bial disse que no programa os participantes são responsáveis por suas palavras e recomendou o site do Ministério da Saúde para maiores informações sobre a contaminação do vírus HIV.

O documento pede que a emissora exiba “um quadro de esclarecimento à população acerca das formas de contração do vírus HIV definidas pelo Ministério da Saúde, com duração de, no mínimo, o dobro de tempo utilizado para exibição das informações equivocadas”. A procuradoria do MPF ainda pede ao Ministério das Comunicações a fiscalização da edição exibida no dia 9 de fevereiro.

O MPF acusa a Globo de prestar um desserviço para a prevenção da Aids no Brasil ao exibir as imagens, que poderiam não ter sido colocadas na edição, pois eram gravadas e a emissora sabia que a informação é indevida. “Ainda, após veicular referidas declarações, a emissora ré deixou de fornecer informações corretas sobre as formas de transmissão do vírus HIV, atentando contra os programas de prevenção de doenças adotados pelos Poderes Públicos”, diz o documento.

O pedido da procuradoria foi feito apenas uma semana antes do fim da décima edição do BBB. A Rede Globo ainda não se procunciou sobre o caso.

As declarações de Dourado no BBB vêm gerando polêmica desde sua entrada. Suas batalhas verbais com os participantes homossexuais, principalmente Dicesar, causaram até mesmo repercussão internacional. O músico Boy George pediu em seu Twitter que o público votasse para Dourado sair do programa.

Anúncios

Gostou da notícia? Não esqueça de deixar seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s